segunda-feira, 6 de junho de 2011

Costela bovina ao Molho Madeira

Olá meus queridos leitores,

O inverno ta chegando, mas antes dele já vem o tempo frio. Junto com o frio vem uma preguiça de sair da cama, e a vontade de comer mais. Já repararam isso? Sempre no inverno comemos mais. E tempo frio pede uma comidinha com caldo.
A receita do final de semana foi Costela assada no forno com mandioca e molho madeira. Para acompanhar, arroz e salada. Ficou tão boa que quase não sobra pra trazer pro trabalho pra almoçar hoje.  Como no final de semana cozinhamos para a família toda. Essa receita serve umas 10 pessoas.
Vamos aos ingredientes:
Ficou bem mais gostosa que bonita. =D
·         1 costela bovina. Aproximadamente 2kg.  (Compramos “Ponta de Agulha”, como não sei escolher costela, sempre levo alguém que sabe comigo,  irmã ou mãe. Um dia aprendo. Risos!)
·         2 Cebolas
·         1 kg de mandioca (Já compro aquelas que vêm descascadas e cortadas. Práticas!)
·         1 Sache de molho madeira. (Antes comprava no pote, mas depois a marca Predilecta lançou molhos em sache, muito bom, e um preço mais em conta que nos potes. Mas se alguém tiver alguma receita de molho madeira pra me passar, aceito o desafio.)
·         1 Vidro de cogumelos champignon (Eu particularmente adoro!! Gosto de colocar no molho madeira pra incrementar, se não gostar é dispensável)
·         Temperos a gosto (Uso sazon vermelho, alho, sal, colorau)   

Modo de preparo:
1 – Corte a costela, tempere a seu gosto. Deixe descansar uns 5 minutos pra pegar mais o tempero.
2- Enquanto isso coloque a mandioca pra cozinhar com sal, na panela de pressão por uns 15 minutos.
3 -  Corte a cebola em cubos. Em uma panela de pressão refogue a cebola, depois a carne. Após refogada, coloque água até cobrir a carne, tampe e espere pegar pressão. Após o inicio da pressão deixe cozinhar por uns 30 minutos.
4 – Após cozida, coloque a carne em uma forma ou refratário, coloque só um pouco do caldo. Coloque a mandioca cozida, o molho madeira e os cogumelos fatiados por cima da carne.
5 – Coloque no forno já pré- aquecido em 265° por mais uns 15 minutos. E está pronta sua costela assada. Sirva com arroz e salada.
Aprecie com ou sem moderação. Como quiser!!

Todos lá em casa gostaram, comeram tanto que nem conseguiram mais levantar. Risos!


Faça você também!

Um Beijo grande e uma ótima semana. *-*

2 comentários:

Obrigada pelo recadinho e volte sempre!!
Beijos